Vereadora da Cultura: Professora Cristina apresenta projeto de lei reconhecendo como patrimônio Cultural Imaterial as expressões do Carnaval Tradição de Mamanguape

Ficam as manifestações culturais carnavalescas das Burrinhas, Bois de Reis, Bonecas de Pano e Ala Ursas declaradas patrimônio cultural de natureza imaterial no âmbito do município de Mamanguape.

A vereadora da cidade de Mamanguape, Professora Cristina, defensora da cultura local, apresenta projeto de Lei reconhecendo como patrimônio Cultural Imaterial as expressões do Carnaval Tradição, valorizando e reconhecendo os valores das agremiações.

Cristina, deixou claro que o seguimento será uma prioridade no seu mandato.“Iniciando um programa de valorização e reconhecimento de todos os segmentos culturais de Mamanguape através da promoção de leis. Simbora”. Comemorou a parlamentar.

Ficam as manifestações culturais carnavalescas das Burrinhas, Bois de Reis, Bonecas de Pano e Ala Ursas declaradas patrimônio cultural de natureza imaterial no âmbito do município de Mamanguape.

JUSTIFICATIVA

As manifestações da cultura popular nas festas carnavalescas remontam ao período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de
origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos.

No Nordeste, as festividades carnavalescas receberam influência de brincadeiras populares de outras regiões. E figuras emblemáticas começaram a surgir dando configuração a época nas brincadeiras, principalmente das cidades pequenas e interioranas da Paraíba e de
Pernambuco.

Temos a figura das Ala Ursas (ou La Ursa), que traz a figura principal de um ou mais jovens paramentados de vestimenta e máscara representando um Urso. Seus acompanha trazem na mão uma vasilha para coletar dons, formam um conjunto musical de percussão (batucada) e seguem caminhando e dançando pelas ruas e espaços públicos, interagindo
com quem encontram no caminho.

A figura dois Bois e Burrinha, que é um nome dado a um dos folguedos populares do Brasil. É uma forma antiga do “Bumba meu boi” que sobrevive há mais de 200 anos. O chamado brincante veste a burrinha, que fica dependurada sobre seus ombros por tiras no estilo de um suspensório, como se fosse um balaio na cintura. Com vestimentas coloridas e de estampas fortes, o homem mascarado dança como se estivesse a cavalgar a burrinha, acompanhado de bombo, ganzá e tarol.

A figura da Boneca de Pano, uma boneca em tamanho real feita artesanalmente onde o brincante dança com ela e cria um enredo contando causos e histórias engraçadas envolvendo a dança do casal. Quanto mais sincronizado e real o casal aparenta ser, mais divertido fica.

Todas essas figuras, manifestais da cultura popular nas festas e prévias de carnaval fazem parte do ideário lúdico, do fazer cultura, da criatividade e da alegria do nosso povo.

Esta propositura tem por objetivo reconhecer as manifestações culturais populares das festividades de carnaval como patrimônio cultural de natureza imaterial para que possamos deixar
viva a memória e as tradições.

Notícias do Vale PB

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios