Secretária de Desenvolvimento Social destaca representatividade feminina na política durante audiência pública na Câmara de Sapé
Denise Ribeiro enfatizou que a luta pela representatividade feminina, sobretudo na política, não é apenas uma questão das mulheres, mas de toda a sociedade.

A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social de Sapé, Denise Ribeiro, participou, na última quarta-feira (19), da audiência pública Vozes Femininas, realizada na Câmara Municipal, a Casa de Augusto dos Anjos. O evento, promovido pelo presidente da Casa, vereador Davyd Matias, fez alusão ao Dia Internacional da Mulher e reuniu diversas lideranças femininas para discutir a participação das mulheres na política.
Em sua fala, Denise Ribeiro enfatizou que a luta pela representatividade feminina, sobretudo na política, não é apenas uma questão das mulheres, mas de toda a sociedade. Ela apresentou dados que evidenciam a desigualdade na ocupação de espaços de poder e reforçou que, apesar de serem a maioria da população e do eleitorado, as mulheres ainda enfrentam barreiras para se eleger e atuar politicamente. Segundo ela, as dificuldades começam dentro dos próprios partidos, onde as mulheres têm menos acesso aos recursos do fundo eleitoral e enfrentam obstáculos para conquistar posições de liderança.
Além disso, destacou que questões culturais impõem sobrecarga de responsabilidades às mulheres, tornando ainda mais desafiadora a conciliação entre a vida pública e pessoal. “Como podemos falar em democracia plena se mais da metade da população ainda enfrenta barreiras para ocupar espaços de poder?”, questionou.
Denise também abordou a violência de gênero, um problema estrutural que impede o avanço da participação feminina na política. Segundo ela, o assédio e a violência política afastam muitas mulheres da disputa eleitoral, o que reforça a necessidade de políticas públicas mais eficazes para garantir proteção e incentivo à participação feminina. “Precisamos fortalecer políticas públicas que incentivem e protejam a participação feminina na política. Isso passa por mais investimento na formação de lideranças femininas, por mecanismos que garantam o cumprimento das cotas de gênero de maneira eficaz e por uma mudança cultural que normalize a presença da mulher nos espaços de poder”, defendeu.
A secretária destacou, ainda, que as mulheres que já ocupam cargos públicos têm um papel essencial na transformação desse cenário, devendo incentivar outras a trilharem o mesmo caminho. Para Denise, quando uma mulher chega ao poder, ela não pode ser exceção, mas sim uma ponte para que outras também avancem. Ela parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal e reforçou que eventos como aquele são fundamentais para impulsionar mudanças concretas na sociedade. “Que este debate não fique apenas nas palavras, mas se transforme em ações concretas. O futuro da política precisa das mulheres. E nós estamos prontas para ocupar esse lugar!”, concluiu.
Além de Denise, estiveram presentes as vereadoras Graça, que presidiu a mesa diretora, Teresinha do Peixe e Jordana, bem como Sandra Regina, representante da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba e demais representações do âmbito municipal e populares.
O vereador Davyd Matias destacou a importância da presença feminina na construção de espaços e políticas públicas, e reforçou o compromisso, enquanto representante da Câmara, em fortalecer esse debate. “Esta Casa só faz sentido com a presença e a força das mulheres. Hoje, nos organizamos especialmente para recebê-las e deixar ecoar suas vozes”, afirmou.
O evento foi elogiado pelas participantes e encerrado com um coffee break. O prefeito Major Sidnei elogiou a ação, destacando que em um cenário onde os desafios femininos ainda são muitos, a iniciativa mostra o empenho da Câmara em caminhar com as mulheres, assegurando condições reais para que elas ocupem espaços e tenham voz e vez.