Com presença do Ministério da Saúde, Prefeitura de Mamanguape forma a 4ª turma de Residência Médica no município
O evento ocorreu no Centro Cultural Fênix e contou com a presença de autoridades locais e representantes do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (28), a formatura da 4ª turma de residência médica em Medicina de Família e Comunidade. O evento ocorreu no Centro Cultural Fênix e contou com a presença de autoridades locais e representantes do Ministério da Saúde.
Entre os presentes estavam o prefeito de Mamanguape, Joaquim Fernandes, o secretário de Saúde do município, Antônio Neto, o assessor especial do gabinete da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio, e o diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Mateus Spricido. A cerimônia destacou Mamanguape como um polo estratégico na formação de profissionais para a Atenção Primária à Saúde.
A residência médica em Mamanguape foi iniciada no final de 2019 com autorização prévia da COREMES, permitindo o seu funcionamento. Em 2025, o município comemora a autorização definitiva do programa, fruto do esforço conjunto da gestão municipal e da Secretaria de Saúde, alinhado às políticas do Governo Federal.
Durante seu discurso, o prefeito e médico Joaquim Fernandes parabenizou os formandos e ressaltou a importância do investimento na formação médica para a melhoria do atendimento à população. “Hoje, encerramos um ciclo de muita dedicação, trabalho e estudo. Vocês decidiram permanecer e servir a Mamanguape, e, por isso, agradeço profundamente. Esta formatura é um marco simbólico e fundamental para que nossa cidade tenha cada vez mais uma saúde de qualidade. Temos como prioridade melhorar a saúde do nosso povo, e vocês fazem parte desse crescimento e dessas melhorias”, afirmou.
A cerimônia também contou com a presença do Ministério da Saúde, que tem retomado e ampliado políticas essenciais para o SUS, reforçando investimentos na formação de profissionais e no fortalecimento da Atenção Primária. Representando o secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Dr. Felipe Proenço, Dr. Adalberto Fulgêncio destacou o papel estratégico de Mamanguape nesse processo, reconhecendo os esforços da administração municipal para qualificar a assistência à população. “A cidade tem se mostrado um exemplo de gestão eficiente, colaborando para a qualificação da assistência à população”, declarou.
Com novas turmas previstas para os próximos anos, Mamanguape se consolida como referência na formação de profissionais para a Atenção Primária à Saúde. O evento também contou com a presença de Mateus Spricido, diretor da ESP-PB, que manifestou o interesse em expandir a parceria com o município. “Estamos comprometidos em fortalecer nossa colaboração com Mamanguape, ampliando a capacitação de profissionais e melhorando ainda mais os serviços oferecidos à população”, disse.