JORNALISMO PROFISSIONAL: Portais de notícia tem 59% de confiabilidade, aponta pesquisa

Os resultados mostram que as mídias tradicionais, com destaque para o rádio, e o jornalismo profissional são considerados os meios de comunicação mais confiáveis pela população brasileira.

Uma pesquisa realizada pela agência de inteligência de dados Ponto Map e pela V-Tracker, plataforma de monitoramento de redes sociais, foi divulgada neste final de semana pelo jornal Folha de São Paulo. Os resultados mostram que as mídias tradicionais, com destaque para o rádio, e o jornalismo profissional são considerados os meios de comunicação mais confiáveis pela população brasileira.

Por outro lado, as redes sociais e os influenciadores digitais aparecem como os menos confiáveis, conforme os dados apresentados. O rádio lidera em confiabilidade, com 81%, seguido pela TV fechada (75%), TV aberta (70%), mídias impressas (68%) e portais de notícias (59%). Em comparação, WhatsApp, Telegram e Discord têm uma taxa de confiabilidade de 51%, enquanto blogs (43%), redes sociais (41%) e influenciadores digitais (35%) são vistos de maneira menos positiva.

Sites governamentais (71%), de empresas (70%), publicidade (70%), comunicações internas (69%) e redes sociais de empresas, instituições e governos (60%) também obtiveram índices favoráveis, com 60% ou mais de aprovação.

Marília Stabile, fundadora da Ponto Map, comentou: “Com o excesso de fake news e a quantidade imensa de informações disponíveis, as pessoas tendem a buscar a imprensa tradicional, que se responsabiliza, possui CNPJ e endereço. A geração prateada [com mais de 60 anos] é mais crítica, enquanto a geração Z [nascidos entre 1995 e 2010] considera a imprensa tradicional como mais confiável.”

A pesquisa entrevistou 2.051 pessoas de todas as regiões do país, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, alinhada com o Censo do IBGE de 2022.

Embora as redes sociais tenham uma confiabilidade considerada baixa (41%), elas são as plataformas de comunicação mais acessadas, com 74% dos entrevistados utilizando-as, um percentual ligeiramente superior ao de WhatsApp e Telegram (73%).

Os fatores que melhoram a reputação dos veículos de comunicação, segundo a pesquisa, incluem a utilização de fontes confiáveis (51%), apresentação de números claros (35%), qualidade do conteúdo (32%), profissionalismo dos apresentadores ou jornalistas (31%) e a reputação ou tradição do veículo (21%).

Redação com Folhapress.

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios