No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Prefeito Joaquim Fernandes anuncia a criação do CAPS Infantil em Mamanguape
A revelação foi feita durante as comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Em uma ação voltada para a saúde mental e o bem-estar das crianças e adolescentes, o prefeito de Mamanguape, Joaquim Fernandes, anunciou, nesta quarta-feira (02), a criação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil) no município. A revelação foi feita durante as comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
A nova unidade será a primeira iniciativa em 10 anos na Rede de Atenção Psicossocial da região a focar no atendimento especializado para crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e outras condições psicoemocionais. Seu objetivo é oferecer um atendimento humanizado e multidisciplinar. O CAPS Infantil contará com uma equipe de profissionais, incluindo psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, para garantir o acompanhamento adequado e individualizado de cada criança.
O anúncio aconteceu nas redes sociais do Prefeito Joaquim, que destacou a importância do CAPS Infantil para o acolhimento das crianças, adolescentes e suas famílias. “Sabemos da luta que as famílias enfrentam para garantir atendimento especializado, muitas vezes tendo que se deslocar para outras cidades. Por isso, estamos discutindo melhorias e trago essa boa notícia neste dia tão significativo, o CAPS Infantil marcará o início de um espaço de inclusão e respeito, principalmente para as crianças com Transtorno do Espectro Autista. E isso é só o começo de muitas coisas boas que estão por vir”, afirmou.
Além de atender crianças e adolescentes com TEA e outros tipos de transtornos, a unidade também terá a função de apoiar as famílias, oferecendo orientações e contribuindo para o fortalecimento da rede de suporte.
Nos poucos meses de gestão, o Prefeito Joaquim Fernandes já anunciou uma série de iniciativas voltadas para a saúde mental de crianças e adolescentes, especialmente aqueles com Transtornos do Espectro Autista. Entre essas iniciativas, destacam-se a criação de leis que garantem a inclusão e o respeito às pessoas com TEA, como a Sessão Azul de Cinema — o primeiro projeto de lei municipal do Brasil a institucionalizar a “Sessão Azul” em um equipamento público, com execução direta do poder público, tornando Mamanguape pioneira nesse formato de inclusão. Além disso, foi implantada a proibição de fogos de artifício de alta intensidade sonora e a limitação de barulho excessivo próximo a unidades de saúde e centros de apoio. Outra medida importante foi a doação do terreno para a construção do CER Tipo III, uma unidade de saúde que oferecerá reabilitação nas modalidades auditiva, física e intelectual.