Funeral do Papa Francisco será no sábado (26), com presença de líderes mundiais

O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pela Santa Sé

O funeral do Papa Francisco será realizado no próximo sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pela Santa Sé, que também confirmou que a celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, com a participação de líderes eclesiásticos de diversos países.

O rito incluirá as cerimônias da Ultima commendatio e da Valedictio, que encerram oficialmente as exéquias e dão início ao período de novendiales — nove dias de missas dedicadas à alma do pontífice.

O velório terá início na manhã desta quarta-feira (23), com a transferência do corpo de Francisco da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, em procissão conduzida pelo camerlengo da Igreja, cardeal Kevin Farrell. A cerimônia começa às 9h (horário local), com uma oração e a Liturgia da Palavra no Altar da Confissão. Em seguida, os fiéis poderão prestar suas últimas homenagens.

O sepultamento ocorrerá logo após a missa fúnebre de sábado. Conforme expresso no testamento deixado pelo próprio Papa Francisco, seu corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde será sepultado em um túmulo simples no chão da nave lateral, sem ornamentações, apenas com a inscrição “Franciscus”.

O funeral deve contar com a presença de chefes de Estado e autoridades de todo o mundo. Entre os nomes já confirmados estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que estará presente com a primeira-dama Melania Trump. Também são esperados Javier Milei (Argentina), Emmanuel Macron (França), além de representantes de diversas religiões e organismos internacionais.

Francisco morreu na manhã da última segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e uma falência cardíaca irreversível, conforme consta em atestado de óbito assinado pelo médico oficial do Vaticano, Andrea Arcangeli.

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios