Senadora Daniella repudia fala de vereador de Jacaraú que disse que mulher “não apanhou, mas deveria”

A fala, no entanto, foi alvo de duras críticas.

Uma declaração do presidente da Câmara Municipal de Jacaraú, Genésio Pessoa (PSB), causou indignação e repercussão negativa. É que durante sessão legislativa, ao comentar uma denúncia feita por um morador sobre uma suposta agressão sofrida por uma mulher nas dependências da Câmara, o parlamentar afirmou que a mulher “não apanhou, mas deveria”.

O vereador justificou que a fala se referia a uma funcionária da prefeitura, que estaria constantemente frequentando o prédio da Câmara e, segundo ele, atrapalhando o trabalho dos servidores.

“A senhora que o senhor falou aqui, que foi pra Câmara Municipal… o senhor sabe quem é aquela senhora? Ela não apanhou, não, mas deveria. É uma funcionária da prefeitura que ninguém sabe onde presta serviço. Ela tá toda hora lá, o pessoal da ótica tava trabalhando e ela incomodando. É um caso passado, mas ela tem que trabalhar, em vez de tá toda hora incomodando o pessoal”, disse Genésio durante a sessão.

Ainda na tribuna, o vereador tentou amenizar o teor da declaração, dizendo que a mulher supostamente desacatou funcionários da Casa Legislativa, o que teria motivado sua fala.

“Quando eu falei aqui na questão que merecia, porque foi desacatar quem tava trabalhando, uma pessoa desocupada a vida toda desacatando quem tava trabalhando. Então, assim, eu peço desculpa pelo que falei, mas que se respeite aquela casa. Eu peço que respeite aquela casa, quem for pra lá que vá reivindicar, cobrar os seus direitos”, completou.

A fala, no entanto, foi alvo de duras críticas. A senadora paraibana Daniella Ribeiro, que coordena o programa Antes que Aconteça, voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher, repudiou as declarações. Para ela, líderes públicos devem ser exemplo de respeito, e não promover discursos que incentivem a violência.

Confira a nota enviada pela senadora:

A coordenadora nacional do Antes que aconteça, programa de combate à violência contra a mulher, repudia veementemente as declarações misóginas proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Jacaraú, o vereador Genésio Pessoa, durante sessão realizada ontem (9).

Em sua fala, conforme vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente da Câmara disse que uma mulher “não apanhou, mas deveria”, referindo-se ao fato de que uma mulher havia sido agredida ao buscar um serviço disponibilizado pela prefeitura.

As palavras do vereador causaram revolta na cidade e nas redes sociais. A senadora Daniella Ribeiro, como parlamentar tem como principal pauta o combate à violência contra a mulher, por isso criou o programa Antes que aconteça.

Diante do fato, a senadora rechaça a declaração e reafirma o compromisso de lutar contra esse tipo de comportamento, sobretudo vindo de uma figura pública, que tem o dever de ser exemplo, e não de incentivar a violência contra mulheres.

A senadora destaca que, declarações desse tipo, só reforçam o machismo, a misoginia e o ódio contra mulheres, em um país onde, a cada seis horas, uma mulher é assasinada por ser mulher.

A luta pelo fim da violência contra a mulher é diária, necessária e urgente. Para isso, a senadora conclama a sociedade como um todo para que cada um faça sua parte para que uma mulher não sinta medo de viver simplesmente por ser mulher.

Senadora Daniella Ribeiro
Coordenadora nacional do Antes que aconteça

PB Agora

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios