IPVA atrasado poderá render multa de até 100% do valor cobrado para contribuintes

Um Projeto de Lei que estabelece novos critérios para o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está tramitando na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e vem gerando polêmica. Isso porque o Projeto de Lei nº 1.525/2017, de autoria do Executivo, em seu Artigo de número 31 do Capítulo XV (15), prevê aplicação de multa de 100% no valor do IPVA, caso o proprietário do veículo não pague o imposto na data prevista.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) pediu vistas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia ao projeto. De acordo com a parlamentar, que se referiu ao Artigo de número 31, é preciso ter muita cautela em relação a isto.

“Precisamos ter muito cuidado com isso. Nesses tempos difíceis, alguns compromissos acabam sendo pagos em atraso, por motivos que vão além da vontade do cidadão. A aplicação de multa é completamente legítima, mas o que o governo do Estado está querendo é desumano. O governador Ricardo Coutinho quer que o proprietário pague, simplesmente, o valor de outro IPVA, ou seja, quem atrasar terá de pagar dois IPVAs”, rechaçou.

Segundo o deputado Bruno Cunha Lima (PSDB) a nova legislação sobre IPVA é mais uma “casca de banana”. “Se o cidadão tem um carro ou moto e, por um descuido de qualquer ordem, e acontece todos os dias e com qualquer um de nós, de um dia para o outro, ao invés de dever um, ele passa a dever dois IPVAs graças à multa de 100% sobre o valor devido”, explicou.

O Portal, procurou o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) para se posicionar sobre o assunto, mas o superintendente Agamenon Vieira disse que não poderia comentar porque seria um assunto do Estado.

A Receita Estadual informou, por meio da assessoria de comunicação, que o assunto deve ser tratado com os deputados, já que ainda é um projeto de lei; o líder governista, Hervázio Bezerra não atendeu os telefonemas até o fechamento desta matéria.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputada Estela Bezerra (PSB), convocou para esta quarta-feira (27), às 12h30, uma nova reunião da CCJ. O projeto que trata do IPVA deve ser colocado em pauta para apreciação. Se aprovada, a matéria segue para apreciação dos deputados em plenário.

Notícias do Vale PB com correio
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios