Secretaria de Saúde de Rio Tinto emite nota sobre visita e observações do CRM

Vistoria constata assistência médica precária e uso de EPI's não recomendados pela Anvisa.

A Prefeitura de Rio Tinto, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu nota nesta terça-feira (11) para esclarecer as observações feitas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), que constatou falta de respiradores no hospital municipal Doutor Francisco Porto para estabilização dos pacientes com Covid-19, assistência médica precária e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não recomendados pela Anvisa.

Confira a nota na íntegra:

1º Rio Tinto não funciona como Hospital, e sim como Pronto Atendimento (conforme documento anexo) desde o ano de 2012, por tanto, não havendo obrigatoriedade, bem como, capacidade financeira de manter respiradores em funcionamento, pois necessitaria de se abrir salas de UTI´s.

2º O Pronto Atendimento de Rio Tinto atende, atualmente, cerca de 3 mil pessoas por mês, do próprio município, além de Marcação e Baía da Traição, disponibilizando equipes devidamente paramentada com todos os equipamentos de EPIs, com Sala de Estabilização e referenciando o paciente em caso de urgência e emergência. Consta em nota divulgada pelo CRM, máscaras utilizadas ‘KN 95’. A comissão recomendou que se utilizasse máscara ‘N95’, sendo de pronto providenciado e disponibilizado aos profissionais do (PA), assim como, já encaminhou a contratação de um profissional para o cargo de Diretor Clínico.

3º Em relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é importante esclarecer que, de acordo com “Termo de Recebimento da Obra” (documento em anexo), o referido prédio fora concluído na data de 28 de agosto de 2018, e aguarda, a análise final do Ministério da Saúde sobre solicitação de readequação da Rede Física do SUS – UPA – com base no Decreto 9.380/2018 e Portaria 2.218/2019.

4º O município já realizou a compra de todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento, no entanto, tendo ainda equipamentos para serem entregues pelos fornecedores, pendentes em razão do período da Pandemia. Aguardando nesta fase a autorização do (Ministério da Saúde) para funcionamento. Vale salientar que o município pediu autorização especial ao MS para funcionamento emergencial neste período de Pandemia, que não foi autorizado pelo Ministério (conforme documento de nossa posse).

5º A Secretaria Municipal de Saúde informa também que o município vem realizando investimentos constantes para melhorar a qualidade dos serviços ofertados a população, seja no (PA) e/ou, nas Unidades de Saúde da Família (USF), bem como a aquisição de quatro ambulâncias (inclusive para zona rural), e uma viatura 0km para o SAMU.

6º A Gestão Municipal assegura à população rio-tintense o seu compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. Reforçando esse entendimento, o Poder Executivo criou no Dia 20 de Julho de 2020, por meio do Decreto Municipal nº 27/2020 o Conselho Municipal de Análises de Compras (Covid-19), podendo ser composto por representantes da Administração Municipal, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Câmara de Vereadores, Organização Civil Organizada e representante de Associações Comunitárias.

7º A Direção do Pronto Atendimento assegura a população que existe medicamentos adequados e suficientes para todos os munícipes, neste momento de Pandemia, conforme consta na matéria divulgada na fiscalização do CRM.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO TINTO

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios