Juíza nega pedido do MPE e mantém convenções presenciais em Sapé, Mari, Riachão do Poço e Sobrado

Na decisão, a juíza disse ainda que as regras de biossegurança para o combate ao Covid-19 são de conhecimento e responsabilidade de todos, com fiscalização do Sistema de Saúde

A juíza da 4ª Zona Eleitoral, Andréa Costa Dantas Botto Targino, negou o pedido do Ministério Público eleitoral (MPE) para proibir as convenções partidárias presenciais nos municípios de Sapé, Mari, Riachão do Poço e Sobrado. No pedido, o MPE destacou que o município de Sapé encontra-se na bandeira “laranja”, o que indica a necessidade de medidas mais restritivas de prevenção da Covid-19, conforme Decreto nº 40.304, de 12 de junho de 2020. Com a decisão da magistrada, os partidos ficam autorizados a realizar os encontros de forma presencial.

“Em que pese os argumentos trazidos pela representação e a preocupação do Parquet referente à eventual aglomeração de pessoas, concluo que não há elementos que justifique o pedido formulado, com intromissão prévia da Justiça Eleitoral em atos intrapartidários, conduta há muito banida do sistema jurídico eleitoral”, destacou a magistrada.

Na decisão, a juíza disse ainda que as regras de biossegurança para o combate ao Covid-19 são de conhecimento e responsabilidade de todos, com fiscalização do Sistema de Saúde, de modo que a intervenção prévia para fiscalizar a prática de atos em convenção partidária, sob alegação de salvaguardar suposta aglomeração de pessoas, não se coaduna com as regras democráticas, mostrando-se intromissão indevida, sobretudo porque não há previsão da regras eleitorais específicas nesse sentido.

A juíza destacou que medida preventiva foi tomada após reunião realizada com os órgãos de segurança pública locais e o próprio Ministério Público Eleitoral, consubstanciada no envio de ofício-circular a todos os partidos políticos vigentes nesta zona eleitoral, recomendando a realização das convenções de forma virtual, bem como alertando sobre a necessidade de observância das normas sanitárias no caso de convenção presencial.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios