TCE desaprova contas de 2018 de prefeitura paraibana

Destacaram-se, entre as irregularidades, déficit fiscal, orçamentário no montante de R$ 24 milhões, não cumprimento do percentual mínimo para os gastos em educação e falta de recolhimento das contribuições previdenciárias. Cabe recurso.

O Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, por videoconferência, nesta quarta-feira (7), emitiu parecer pela desaprovação da prestação de contas da prefeitura de Sousa, referente ao exercício de 2018 (Proc. nº 06289/19). Destacaram-se, entre as irregularidades, déficit fiscal, orçamentário no montante de R$ 24 milhões, não cumprimento do percentual mínimo para os gastos em educação e falta de recolhimento das contribuições previdenciárias. Cabe recurso.

Foram aprovadas as contas das prefeituras municipais de Itaporanga, Lucena e Casserengue, relativas a 2018, e de Santana de Mangueira no exercício de 2017. O Pleno decidiu conhecer e dar provimento parcial ao recurso de reconsideração impetrado pelo prefeito de Bananeiras (Proc. 06139/18), Douglas Lucena Moura de Medeiros, face o acórdão emitido – quando da apreciação das contas de 2018, apenas para recalcular os percentuais de gastos com educação. No entanto, manteve a decisão contrária, em virtude de outras irregularidades.

O Pleno negou provimento ao Recurso interposto pelo ex-prefeito de Bayeux, Gutemberg de Lima Davi, contra decisão consubstanciada no Acórdão APL-TC-00182/20, referente às contas de 2017 (Proc. 06093/18). Rejeitados foram os Embargos de Declaração opostos pelo superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira da Silva, e os sócios Adenauer Henrique Cesário e Valdemi Antônio da Silva Junior, representantes da empresa Uniplacas Distribuidora Ltda, contra decisão do TCE, que julgou irregular procedimento licitatório. (Proc. 01945/18).

Também não foram conhecidos, por ausência dos requisitos de admissibilidade, os embargos manejados pelo ex-gestor da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Rômulo Araújo Montenegro. A Corte ainda julgou improcedente Denúncia formulada por vereadores da Câmara Municipal de Areial, contra o prefeito Adelson Gonçalves Benjamim, acerca de distribuição de pescados durante a semana santa em 2019.

O Tribunal de Contas do Estado realizou sua 2281ª sessão ordinária, por videoconferência, sob a presidência do conselheiro Arnóbio Alves Viana. Completaram o quorum os conselheiros Fernando Rodrigues Catão, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também presentes os conselheiros substitutos Oscar Mamede Santiago Melo, Antônio Cláudio Silva Santos e Renato Sérgio Santiago Melo. Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador Manoel Antônio dos Santos Neto, chefe do Ministério Público de Contas.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios