O ‘matuto’ que desafiou o seu destino e desbancou poderosos – Por Luiz Neto
Esse artigo, foi escrito para vocês que pensam ingressar na política e temem os poderosos, “é só teimar”.
Analisando a história de alguns políticos, me despertou a caminhada de um jovem, que desafiou o seu destino e surpreendeu os seus irmãos (Trabalhadores) ao ‘desafiar políticos e empresários’ para alcançar o seu sonho, que para muitos eram impossível, administrar a sua terra. Tiago Lisboa, o ‘Marchante’ que se tornou Chefe do Executivo da pequena ‘Princesinha do Vale’ (Capim).
Quem vê Lisboa hoje, não imagina o preconceito enfrentado ao desafiar pessoas com poderes aquisitivos ‘invejáveis’. Em um certo dia de prosa, Tiago me disse que ia mostrar aos seus irmãos (Marchantes, Cortadores de cana de açúcar, enfim trabalhadores rurais) que todos poderiam chegar aonde estão aqueles que nascem em ‘berço de ouro’ (jargão usado para filhos de bacana), “é só teimar” me afirmou com um linguajar peculiar do seu povo.
Para resumir essa caminhada, em 2016 os apostadores de plantão, já davam como certa a reeleição de Edvaldo Freire (Atual prefeito da época), que tinha o apoio de 80% dos políticos locais. Tiago como um matuto teimoso tomou a decisão de enfrentar e apostar no improvável. Em uma campanha desleal ao se tratar de poderio econômico, mas o menino estava determinado e entregou o seu destino nas mãos do povo, que ao término da apuração o consagrou com 52,01% dos votos válidos, prefeito da sua terra. Sendo reeleito em 2020 com 61,12% em uma campanha histórica.
Esse artigo, foi escrito para vocês que pensam ingressar na política e temem os poderosos, “é só teimar”.
Por Luiz Neto – Notícias do Vale PB