Jacarés causam preocupação em cidade do Vale do Mamanguape, que já registra ataques a casas; veja

A gestão municipal já informou o problema ao Ibama e à Sudema e aguarda a orientação dos órgãos ambientais.

A reprodução de jacarés está preocupando os moradores de Itapororoca, município a cerca de 67 quilômetros de João Pessoa, no Vale do Mamanguape. Famintos, alguns animais têm deixado uma lagoa no centro da cidade e procurado alimento em residências e até em estabelecimentos comerciais. Por isso, um dos moradores disse que começou a alimentar os jacarés, como forma de impedir que eles deixem o local e causem danos às pessoas.

Apesar do perigo que os animais representam, parte dos vizinhos da lagoa transformou a área em uma espécie de atrativo onde foi colocado um tronco de árvore para que as pessoas sentem e possam observá-los à tarde.

“Não foram os jacarés que chegaram ao nosso território. Fomos nós que chegamos á área deles, mas não tinha tanta incidência. Com a estiagem prolongada, muitas lagoas secaram e essa central permaneceu com água. Então, eles vieram para cá. De um ano para cá, eles passaram a se reproduzir muito”, disse Josemar Araújo, corregedor da Guarda Municipal da prefeitura de Itapororoca.

A gestão municipal já informou o problema ao Ibama e à Sudema e aguarda a orientação dos órgãos ambientais. Quanto aos moradores do município, eles foram alertados para que não alimentem e nem se aproximem dos jacarés. “Eles não são animais domésticos e podem representar sérios riscos às pessoas”, explicou Josemar.

A população atual de jacarés do tipo papo amarelo em Itapororoca, segundo os vizinhos da lagoa, é de aproximadamente 200.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios