MPT-PB apura 74 denúncias de assédio sexual e moral no trabalho só de 2022

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba registrou, somente em 2022, mais de 70 denúncias deste tipo de casos

As denúncias contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães de assédio sexual e moral reascende a discussão de uma situação que é mais recorrente do que se imagina no ambiente de trabalho. O Ministério Público do Trabalho na Paraíba registrou, somente em 2022, mais de 70 denúncias deste tipo de casos, conforme  afirmou a procuradora-chefe do órgão, Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho.

“O MPT tem recebido em todo o Brasil inúmeras denúncias referentes a supostos casos de assédio sexual e moral. Só no Estado da Paraíba, em 2022, foram 74 denúncias acerca desses temas. Então, é um tema bastante recorrente para instauração de inquérito civil público e apuração em nosso país”, destacou em entrevista ao Programa de Rádio Hora H, apresentado pelo jornalistas Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.

Para se proteger e levar os casos a Justiça, Andressa Alves orienta as vítimas a juntar e guardar todo tipo de provas que possam vir a esclarecer a prática ilegal e denunciar a situação ao MPT.

“As vezes uma troca de email, recebimento de uma mensagem pelo WhatsApp ou bilhetes escritos. Todos esses meios de provas são importantes para que o MPT possa apurar e confirmar a prática do assédio moral ou assédio sexual. Além disso, o trabalhador ou trabalhadora deve buscar de forma anônima o sigilosa o MPT e fazer a denúncia de forma minuciando descrevendo a conduta que vem sendo praticado contra a sua pessoa em decorrência dentro do trabalho que desenvolve”, argumentou.

A procuradora garante que o MPT tem realizado campanhas no sentido de orientar as empresas e os trabalhadores sobre atos que podem tipificar esse tipo de crime. De acordo com Andressa Alves o assédio moral leva ao adoecimento físico, psíquico e ao afastamento do trabalho.

MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios