Lula vai garantir três ministérios ao PSD e três ao União Brasil por governabilidade

Após a decisão favorável de Simone Tebet (MDB) em assumir o Ministério do Planejamento, Lula deve distribuir seis ministérios para PSD e União Brasil, metade para cada.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue montando o quadro de ministros para o seu mandato nesta quarta-feira (28). Após a decisão favorável de Simone Tebet (MDB) em assumir o Ministério do Planejamento, Lula deve distribuir seis ministérios para PSD e União Brasil, metade para cada.

O PSD, do ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional Gilberto Kassab, receberá as pastas da Agricultura, para o senador Carlos Fávaro (MT); Minas e Energia, para o senador Alexandre Silveira (MG); e Pesca e Aquicultura, para o deputado André de Paula (PE).

Já o União Brasil receberá as pastas de Turismo, Desenvolvimento Regional e Integração. Para os dois primeiros ministérios, os nomes de Juscelino Filho (MA) e Paulo Azi (BA), respectivamente, já estão praticamente certos. Por outro lado, o último segue em definição, por conta da forte resistência do PT baiano contra o cotado Elmar Nascimento (BA). Mas o senador Davi Alcolumbre (AP) e a deputada Dorinha (TO) também podem assumir.

Essa distribuição de ministérios para PSD e União Brasil garantiria a ajuda das legendas no Senado Federal e Câmara dos Deputados. Ou seja, ambos se tornariam aliados e membros da base do Governo, garantindo mais governabilidade para o presidente Lula nos próximos anos.

Notícias do Vale PB com g1

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios