Monitoramento de peixes-bois no Vale do Mamanguape vai ser apresentado como caso de sucesso no maior evento de tecnologia da América Latina

Os equipamentos utilizam a chamada 'internet das coisas' (IoT) para aprimorar o monitoramento.

O desenvolvimento de transmissores utilizados para o monitoramento de peixes-bois-marinhos na Paraíba será apresentado como um case de sucesso no maior evento de tecnologia da América Latina, nesta quarta-feira (20) em São Paulo. Os equipamentos utilizam a chamada ‘internet das coisas’ (IoT) para aprimorar o monitoramento.

“Nesses conceitos iOT implementamos duas torres de transmissão situadas hoje na Barra do Rio Mamanguape e que nos oportuniza monitorar os animais dentro do estuário”, explicou ao ClickPB o diretor de pesquisa e manejo da Fundação Mamíferos Aquáticos, João Carlos Gomes Borges. Segundo o pesquisador, a tecnologia está sendo implantada na Paraíba desde 2021 e permite o monitoramento de seis mamíferos da espécie.

Outro sistema também foi desenvolvido pela fundação que atua na Paraíba e permite, por exemplo, que os animais além de serem monitorados dentro do estuário do rio Mamanguape, no Litoral Norte do estado, possam ser observados remotamente na região de Cabedelo a cerca de 30 quilômetros de distância dos santuários dos peixes-bois, em Rio Tinto.

“Utilizando o sigfox que também é dotado do conceito de internet das coisas dos quais dentro da cobertura do sigfox, nós podemos também monitorar os animais que estão utilizando os animais que tão utilizando a região de Cabedelo. Essa tecnologia IoT quando comparado aos transmissores satelitais dos quais nós também já fabricamos, ela traz a possibilidade de monitorar esses animais remotamente, porém num custo menor quando comparado os transmissores satelitais” explicou o diretor.

De acordo com a Mamíferos Aquáticos, tal tecnologia usada de forma pioneira na Paraíba, poderá ‘exportada’ para outros locais do país e do mundo. “Esses transmissores e essa tecnologia certamente poderá ser replicada a outras áreas de interesse, destinadas por tanto a monitorar os peixes-bois em outros estados do Brasil e até mesmo em outros países”, detalhou.

Além deste caso, estará sendo apresentado no The Developer’s Conference (TDC) Business 2023, o maior evento de tecnologia da América Latina, uma pesquisa relacionada a metodologias aplicadas no turismo de base comunitária, com auxílio da chamada ‘internet das coisas’. ClickPB.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios