Monitoramento de peixes-bois no Vale do Mamanguape vai ser apresentado como caso de sucesso no maior evento de tecnologia da América Latina
Os equipamentos utilizam a chamada 'internet das coisas' (IoT) para aprimorar o monitoramento.
O desenvolvimento de transmissores utilizados para o monitoramento de peixes-bois-marinhos na Paraíba será apresentado como um case de sucesso no maior evento de tecnologia da América Latina, nesta quarta-feira (20) em São Paulo. Os equipamentos utilizam a chamada ‘internet das coisas’ (IoT) para aprimorar o monitoramento.
“Nesses conceitos iOT implementamos duas torres de transmissão situadas hoje na Barra do Rio Mamanguape e que nos oportuniza monitorar os animais dentro do estuário”, explicou ao ClickPB o diretor de pesquisa e manejo da Fundação Mamíferos Aquáticos, João Carlos Gomes Borges. Segundo o pesquisador, a tecnologia está sendo implantada na Paraíba desde 2021 e permite o monitoramento de seis mamíferos da espécie.
Outro sistema também foi desenvolvido pela fundação que atua na Paraíba e permite, por exemplo, que os animais além de serem monitorados dentro do estuário do rio Mamanguape, no Litoral Norte do estado, possam ser observados remotamente na região de Cabedelo a cerca de 30 quilômetros de distância dos santuários dos peixes-bois, em Rio Tinto.
“Utilizando o sigfox que também é dotado do conceito de internet das coisas dos quais dentro da cobertura do sigfox, nós podemos também monitorar os animais que estão utilizando os animais que tão utilizando a região de Cabedelo. Essa tecnologia IoT quando comparado aos transmissores satelitais dos quais nós também já fabricamos, ela traz a possibilidade de monitorar esses animais remotamente, porém num custo menor quando comparado os transmissores satelitais” explicou o diretor.
De acordo com a Mamíferos Aquáticos, tal tecnologia usada de forma pioneira na Paraíba, poderá ‘exportada’ para outros locais do país e do mundo. “Esses transmissores e essa tecnologia certamente poderá ser replicada a outras áreas de interesse, destinadas por tanto a monitorar os peixes-bois em outros estados do Brasil e até mesmo em outros países”, detalhou.
Além deste caso, estará sendo apresentado no The Developer’s Conference (TDC) Business 2023, o maior evento de tecnologia da América Latina, uma pesquisa relacionada a metodologias aplicadas no turismo de base comunitária, com auxílio da chamada ‘internet das coisas’. ClickPB.