Boqueirão e Mãe D’Água: confira o resultado das eleições suplementares

Confira os resultados no final da matéria.

Neste domingo (12), os eleitores dos municípios de Boqueirão e Mãe D’Água, na Paraíba, tiveram a oportunidade de participar de novas eleições para a escolha de seus representantes. Em Boqueirão, 11 vereadores foram eleitos, enquanto em Mãe D’Água, o pleito serviu para preencher nove vagas no legislativo local. A votação aconteceu das 7h às 17h em ambas as cidades. Confira os resultados no final da matéria.

A convocação para essas eleições suplementares foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A decisão do tribunal decorreu da cassação de vereadores devido a fraudes à cota de gênero, cometidas por partidos que lançaram candidatas fictícias nas Eleições de 2020.

Boqueirão: Cassação e Necessidade de Novo Pleito

Em julho deste ano, o TRE-PB cassou o mandato de cinco vereadores do Partido Social Democrático (PSD) e três do Progressistas (PP) em Boqueirão. A razão foi a identificação de fraude à cota de gênero, resultando na anulação de votos que ultrapassaram a metade dos sufrágios destinados ao cargo de vereador. Conforme estabelece o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), tal situação demanda a realização de um novo pleito. A Câmara de Vereadores de Boqueirão é composta por 11 membros.

Mãe D’Água: Fraude e Eleições Anuladas

Também em julho, o TRE-PB convocou novas eleições em Mãe D’Água. O motivo foi o uso de candidaturas femininas fictícias pelo partido Republicanos, o que afetou toda a eleição para vereador na localidade. Assim como em Boqueirão, a cassação levou à necessidade de um novo processo eleitoral para preencher as nove vagas na Câmara de Vereadores.

Motivação Legal para Novas Eleições

Conforme o artigo 224 do Código Eleitoral, se a nulidade de votos atingir mais da metade dos votos do município, todas as demais votações serão consideradas prejudicadas. Esta disposição legal foi aplicada nos dois municípios, justificando a convocação de novas eleições como medida necessária para preservar a legitimidade do processo democrático.

Candidatos eleitos em Boqueirão:

Francimar Viola, do partido PTB; Josinaldo, do partido PSD; Teta, do partido PSD; Fábio Rodrigues, do partido PSD; Marcos da Ramada, do partido PSD; Mikael Leal, do partido PP; Renato da ambulância, do partido PTB; Jair de Pedra D’Água, do partido PTB; Tio Tácio, do partido PP; Joaquim do Marinho, do partido PSD; Lito Durval, do partido PSD.

Ficaram como suplentes Professora Diana Januário, do partido PTB; Baró, do partido PTB; Zé da Antena, do partido PSD; Paulo César, do partido PSD; Lena de Jocélio Pinto, do partido PSD; Moacir do Marinho, do partido PP; Sérgio do Hospital, do partido PP; Erasmo dos Canudos, do partido PP; Dona Fátima do Mirador, do partido PSD; Aníbal, do partido PTB; Tia Magna, do partido PSD; Juarez Cavalcante, do partido PP; Ninha de Seu Bento, do partido PP; Telinha, do partido PP; Maria do Relva, do partido PTB; Joaneide Maciel, do partido PTB; Lúcia de Geraldo Paletó, do partido PP; Galega ASB, do partido PP; Júnior de Litinho, do partido PSD.

Candidatos eleitos em Mãe d’água:

Luciano Goga, do partido Republicanos; Ybérica Nunes, do partido Republicanos; Delma, do partido Republicanos; Eduardo Carrasco, do partido Republicanos; Luis Carioca, do partido Cidadania; Vandim, do partido Republicanos; Del de Rivaldo, do partido Republicanos; Nelson, do partido Avante; Marcelo Santana, do partido Republicanos.

Ficaram na suplência os vereadores Bem, do partido Avante; Naldo, do partido Cidadania; Jacilene, do partido Republicanos; Ducélio, do partido Republicanos; Rafaela, do partido Republicanos; e Preta de Orlando, do partido Cidadania.

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios