Acabou o prazo para partidos escolherem candidatos nestas eleições municipais; veja quais são os próximos passos

Agora, as federações e siglas devem realizar o registro dos candidatos junto à Justiça Eleitoral

Terminou a 00h de ontem (5/8) o período de convenções partidárias, onde as siglas e federações devem escolher quais candidatos vão disputar as eleições municipais de 2024, marcadas para outubro. Sendo assim, os partidos têm até o dia 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereadores na Justiça Eleitoral.

Entenda, as convenções partidárias são eventos obrigatórios que servem para a oficialização das candidaturas pelas siglas. A organização desses encontros ocorre de acordo com o estatuto de cada partido ou federação.

Agora, as federações e siglas devem realizar o registro dos candidatos junto à Justiça Eleitoral, que vai avaliar se cada um deles atende aos requisitos previstos em lei para concorrer às eleições. Entre os requisitos estão: nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos cadastro na Justiça Eleitoral e filiação partidária. Até o momento, cerca de 45 mil pedidos de registro já foram feitos.

Para o procedimento é necessário apresentar informações como título eleitoral, certidão de quitação eleitoral, certidão criminal, a ata da convenção que escolheu o candidato, documentos que comprovem a filiação partidária e declaração de bens. Propostas a serem defendidas na campanha também constam na lista de documentos necessários para os candidatos a prefeito. O registro de cada candidato cabe aos partidos, mas o próprio concorrente pode realizar o processo.

Cada partido ou federação pode apresentar apenas um candidato a prefeito e vice-prefeito por município. Para os vereadores, cada sigla pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um.

Veja mais detalhes: https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2024

Redação

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios