José Maranhão é homenageado em coleção de livros do Senado

O evento foi realizado no Museu Histórico Senador Itamar Franco, do Senado, e contou com a presença de familiares e autoridades de todos os Poderes.

Na tarde desta terça-feira (19), o Senado lançou uma edição da coleção Grandes Vultos do Senado em homenagem ao ex-senador paraibano José Maranhão, morto em fevereiro de 2021, vítima de covid-19. O evento foi realizado no Museu Histórico Senador Itamar Franco, do Senado, e contou com a presença de familiares e autoridades de todos os Poderes.

A viúva de Maranhão, a desembargadora e presidente do TRE-PB, Fátima Maranhão, discursou sobre a trajetória política do marido e as suas principais bandeiras políticas: a luta pela democracia, o combate à seca e a valorização do Nordeste.

“Maranhão é a própria história, não só pela Paraíba, pelo muito que viveu, mas também como um paradigma, pelo tanto que amou. Daqui a 10, 20, 100 anos, quando consultarem a Biblioteca do Senado, vão encontrar a história do homem simples que viu vocês crescerem”, falou, referindo-se à plateia repleta de políticos paraibanos, e continuou “vão encontrar um senador de Araruna, que sempre soube honrar a cadeira que teve. Agora a história de José Maranhão está registrada ao lado de Humberto Lucena, Teotônio Vilela, de quem ele era discípulo”, completou.

Os autores do livro, Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo, apresentam um aprofundado retrato da vida pessoal do biografado, uma seleção dos discursos proferidos no Senado, os projetos significativos que apresentou e que relatou, marcos de sua vida pessoal e da carreira política, além de depoimentos de colegas parlamentares e de outras personalidades.

“Fizemos um esforço, é uma biografia curta, de tão extensa que é a vida de José Maranhão. Contamos com o total apoio e incentivo da diretora, Ilana, e da Gráfica do Senado”, disse.

O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), conterrâneo de José Maranhão, exaltou os 67 anos de vida pública do colega e elogiou o trabalho de pesquisa para a nova biografia.

“É nossa obrigação ler este livro de capa a contracapa. Esta é mais uma homenagem, dentre tantas outras que ele já teve em vida, que consolidou, pelo trabalho hercúleo de Sales Gaudêncio, muito da história de José Maranhão”, elogiou.

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), também compareceu ao evento e lembrou que foi adversário de José Maranhão em uma das corridas pelo governo, e que a ocasião serviu para ensiná-lo sobre o caráter conciliador do veterano.

“Se você quer conhecer um homem de verdade, basta conhecê-lo como adversário político numa campanha. José Maranhão nunca me tratou como inimigo, às vezes nem como adversário. Ele tinha comigo uma relação amistosa e de conselhos. Em debates mais acirrados, quando outros candidatos levantavam a voz, ele, que também era meu adversário, olhava para mim e dizia ‘tenha calma, não precisa responder na mesma altura’”,recorda.

Trajetória

Nascido em Araruna (PB), José Maranhão foi empresário e político. Além de de senador, foi deputado estadual, deputado federal (inclusive constituinte), vice-governador e governador da Paraíba em três ocasiões. Ele também foi fundador do MDB, e ocupou a direção estadual do partido. O prefácio da obra foi escrito por Michel Temer, ex-presidente da República e amigo pessoal de José Maranhão.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) ressaltou a competência do colega, escolhido repetidamente para o governo estadual, e lembra que ele também ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da Casa.

“Posso dizer que exercia muita influência nos seus pares, pela habilidade política e firmeza de caráter. Não por acaso foi eleito para uma das mais importantes comissões da Casa”, recorda.

Coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado

A coleção foi instituída pela Resolução 84 do Senado Federal, de 1996, com o objetivo de homenagear ex-senadores que tenham se destacado como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios