Sobe para 83 número de mortos no RS; FAB usa drones para achar desaparecidos

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou no domingo (5) que passou a utilizar uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), um tipo de drone, para ajudar na localização e identificação de vítimas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 83 o número de mortos em virtude das chuvas registradas no estado desde a semana passada. A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou no domingo (5) que passou a utilizar uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), um tipo de drone, para ajudar na localização e identificação de vítimas dos temporais.

O modelo de drone utilizado é um RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems e que pertence à Base Aérea de Santa Maria (BASM). Os sobrevoos ocorrem na região da Quarta Colônia, que abrange nove municípios da Região Central do estado.

A FAB orienta que, ao ouvir ou ver a aeronave, as pessoas em situação de risco devem sinalizar ou fazer marcas em alguma superfície para facilitar a identificação e o envio do apoio.  O aparelho possibilita analises em tempo real e em alta precisão das áreas expostas.

Reação

As ações federais em resposta à pior catástrofe socioambiental da história do Rio Grande do Sul mobilizam mais de 14,5 mil pessoas. A atuação conjunta dos governos federal, estadual e municipais permitiu resgate de mais de 25 mil pessoas em operações aéreas, terrestres e fluviais.

Os fortes temporais afetam mais de dois terços dos municípios gaúchos e já deixaram ao menos 78 mortos. Segundo balanço mais recente da Defesa Civil estadual, há outras quatro mortes sob investigação, 175 feridos e 105 desaparecidos. Mais de 844 mil pessoas foram afetadas, 115 mil estão desalojados e 18,5 mil, em abrigos.

O Governo Federal reconheceu no domingo estado de emergência em 265 municípios gaúchos, medida que facilitará o repasse de recursos para ações emergenciais e de reconstrução. As operações de resgate são apoiadas por 130 aeronaves, mais de 950 viaturas e 182 embarcações.

Agência Gov

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios