TRE nega pedido para apagar vídeo que Nilvan chama Veneziano de ‘bandido’

As acusações de Nilvan foram dadas durante uma entrevista na Rádio Cultura FM, em Guarabira.

O juiz federal Rogério Roberto Gonçalves de Abreu, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), rejeitou nessa terça-feira (30) o pedido formulado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, candidato ao Governo pelo MDB, para que fosse excluído um vídeo do Facebook onde Nilvan Ferreira (PL) chama o emedebista de “bandido” e “criminoso”.

As acusações de Nilvan foram dadas durante uma entrevista na Rádio Cultura FM, em Guarabira. Para defesa de Vital, Ferreira “proferiu inverdades e calúnias” contra o emedebista, “com a inteção de degradar a imagem e desgastá-lo perante a disputa pelo Governo do Estado”.

No dia 18 de agosto, o magistrado já tinha rejeitado o pedido em caráter de liminar, mas abriu espaço para que os citados pudessem apresentar defesa. A Rádio Cultura alegou que não cometeu nenhuma irregularidade e citou a liberdade de imprensa, do direito constitucional à informação, da “exposição de críticas e constatação de fatos das mais variadas opiniões sobre os governantes”. Conclui sustentando que a imprensa não pode ser proibida de “veicular informações (realizar entrevistas e divulgá-las)”, nem ser responsabilizada por atos atribuídos a terceiros.

Já Nilvan Ferreira ponderou que não houve extrapolação dos limites da crítica e do direito à liberdade de expressão, já que “o conteúdo foi relatado de maneira genérica, sequer atribuindo o adjetivo clara e individualmente ao representante”.

A Procuradoria Regional Eleitoral avaliou que a afirmação feita pelo pré-candidato, embora seja ofensiva, é um irrelevante eleitoral, “pois se percebe que a ofensa foi lançada em período pré-eleitoral desacompanhada de pedido de votos, não se constituindo em sequer propaganda eleitoral antecipada negativa. Veja-se que foi realizada crítica contundente sobre dinâmica política que o indivíduo entendia relevante suscitar perante o público, mas que, pelo uso da afirmação “OS BANDIDOS ELES SABEM TRAMAR AS COISAS NO MUNDO DO CRIME”, descambou para ofensa pura e simples, sem qualquer pedido de voto.”

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios